Pilates: benefícios para a saúde e 16 motivos para praticar

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Conheça um pouco mais sobre os benefícios do pilates e como ele pode melhorar sua qualidade de vida e sua saúde

A alguns anos atrás pouco se falava, mas hoje em dia os exercícios de pilates estão presentes em praticamente todas as academias. Sem contar o aumento de profissionais especializados e de estúdios exclusivos para a prática.

Criado por Joseph Pilates como sendo um método de condicionamento físico diferenciado dos demais, a prática rapidamente se tornou popular em todo o mundo. E toda essa popularidade não é à toa afinal os benefícios da aula de pilates são inúmeros, tanto para melhorar a saúde quanto a qualidade de vida. Esse incrível método de controle muscular tem o objetivo de trabalhar a postura, alongamento, força, flexibilidade e equilíbrio, tudo ao mesmo tempo e de forma saudável.

E apesar de ser um método focado especialmente em melhorar a postura, flexibilidade, aliviar dores, etc… ele se mostra muito eficaz no condicionamento físico, devido à força e resistência adquiridos com os exercícios. E mais: pilates emagrece! Com exercícios adaptados à queima calórica, é possível perder barriga e emagrecer!

Com o aumento dos estudos sobre pilates, tem-se descoberto muitos outros benefícios que o método possibilita, assim como novas formas de praticar, aliando o exercício a outras práticas. Uma delas é o pilates atlético, um treinamento intenso, focado na queima de gordura, definição muscular, flexibilidade e força.

Praticar pilates: benefícios

Fica até difícil enumerar todos os benefícios dessa prática. Confira abaixo os principais:

  • Relaxa, alivia o estresse e as tensões;
  • Aumenta resistência física e mental;
  • Alívio das dores crônicas;
  • Melhora a respiração;
  • Maior controle dos músculos e dos movimentos;
  • Correção da postura;
  • Melhora a concentração;
  • Aumenta a flexibilidade, tônus e força muscular;
  • Melhora da coordenação motora;
  • Desenvolvimento da mobilidade das articulações;
  • Melhora o funcionamento do sistema circulatório;
  • Maior oxigenação do sangue;
  • Drenagem linfática e eliminação das toxinas;
  • Fortalecimento dos órgãos internos;
  • Melhora a qualidade do sono;
  • Emagrece.

E por que devo fazer aula de pilates?

Pode ser praticado tanto na academia quanto em casa, seguindo o acompanhamento e orientações de um profissional. E sabe aquelas dores musculares que vivem te incomodando? Elas podem desaparecer ao praticar pilates.

O método pode ser praticado por todos, incluindo idosos e gestantes. Para os adolescentes, por exemplo o principal benefício é a correção da postura. Adultos e idosos podem praticar para melhorar a qualidade de vida, aliviando o estress e as dores musculares. Pessoas em fase de reabilitação também podem praticar, como uma forma de fortalecer a região lesionada e evitar novas lesões.

E então? Depois de tudo isso, bora “pilatear”?

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