Os benefícios do Pilates para a saúde e para o corpo

Conheça agora um pouco mais sobre os benefícios do pilates e como essa prática incrível pode melhorar sua qualidade de vida e sua saúde.

A alguns anos atrás pouco se falava, mas hoje em dia os exercícios de pilates estão presentes em praticamente todas as academias. Sem contar o aumento de profissionais especializados e de estúdios exclusivos para a prática.

Saúde, condicionamento e qualidade de vida

Criado por Joseph Pilates como sendo um método de condicionamento físico diferenciado dos demais, a prática rapidamente se tornou popular em todo o mundo. E toda essa popularidade não é à toa afinal os benefícios da aula de pilates são inúmeros, tanto para melhorar a saúde quanto a qualidade de vida. Esse incrível método de controle muscular tem o objetivo de trabalhar a postura, alongamento, força, flexibilidade e equilíbrio, tudo ao mesmo tempo e de forma saudável.

E apesar de ser um método focado especialmente em melhorar a postura, flexibilidade, aliviar dores, etc… ele se mostra muito eficaz no condicionamento físico, devido à força e resistência adquiridos com os exercícios. E com exercícios adaptados à queima calórica, é possível perder barriga e emagrecer!

Com o aumento dos estudos sobre pilates, tem-se descoberto muitos outros benefícios que o método possibilita, assim como novas formas de praticar, aliando o exercício a outras práticas. Uma delas é o pilates atlético, um treinamento intenso, focado na queima de gordura, definição muscular, flexibilidade e força.

Praticar pilates garante muitos benefícios

Os benefícios de se praticar pilates

Fica até difícil enumerar todos os benefícios dessa prática. Confira abaixo os principais:

  • Relaxa, alivia o estresse e as tensões;
  • Aumenta resistência física e mental;
  • Alívio das dores crônicas;
  • Melhora a respiração;
  • Maior controle dos músculos e dos movimentos;
  • Correção da postura;
  • Melhora a concentração;
  • Aumenta a flexibilidade, tônus e força muscular;
  • Melhora da coordenação motora;
  • Desenvolvimento da mobilidade das articulações;
  • Melhora o funcionamento do sistema circulatório;
  • Maior oxigenação do sangue;
  • Drenagem linfática e eliminação das toxinas;
  • Fortalecimento dos órgãos internos;
  • Melhora a qualidade do sono;
  • Emagrece.

Sim, Pilates emagrece!

Mulher feliz após emagrecer

Muitas academias já oferecem aulas de pilates voltadas para a perda de peso, tonificação muscular e força. E como os resultados dessa prática são muito satisfatórios, a procura é cada vez maior.

Além de oferecer todos os benefícios de uma atividade física comum, pilates é seguro para sua saúde, auxiliando na correção da postura, aumentando a elasticidade do corpo e aliviando o estresse. É sim, pilates emagrece mesmo, já que acelera o metabolismo resultando na perda de peso.

Personal trainers e instrutores de academia recomendam atividades aeróbicas como forma de emagrecer e a musculação para tonificar os músculos e deixar o corpo firme e forte. Com o pilates, é possível conseguir os dois benefícios juntos, evitando a flacidez e eliminando gordurinhas.

Outra grande diferença dessa para outras atividades físicas é que ele preza a qualidade do exercício, e não a quantidade. Os movimentos são realizados lentamente e com poucas repetições. O desgaste físico é menor e o praticante consegue grandes resultados.

Para quem não é fã do ambiente agitado das academias, pilates é ideal a pois também possibilita emagrecer e a obtenção de um corpo malhado.

Como praticar

Aparelho de pilates sendo utilizado por uma mulherA maioria dos exercícios são feitos com o praticante deitado, seja no solo ou em aparelhos. As aulas com aparelhos costumam ser individuais pois as molas do aparelho se adaptam aos movimentos de cada corpo.

Para conseguir bons resultados, é necessário praticar pilates de duas a três vezes por semana. A qualidade dos exercícios faz com que o corpo responda rápido, mas o tempo para se conseguir a forma física desejada pode variar de pessoa para pessoa.

Por ser uma prática terapêutica, todos os movimentos trabalhados não possuem contraindicações. O exercício é adaptado pelo profissional para cara pessoa, seja ela atleta, idosa, grávida ou até mesmo deficiente físico.

Com todos esses benefícios, é possível conseguir um corpo malhado, músculos fortes, boa postura, barriga definida e sequinha, melhor respiração e mais energia para a correria do dia a dia. Tudo para você ter uma ótima qualidade de vida.

Um exercício pra fazer em casa

Veja mais abaixo um exemplo de um ótimo exercício de pilates para fazer em casa. Bem simples de fazer, ele fortalece o abdômen e também queima calorias, ajudando a perder barriga.

Uma ótima dica é intensificar os resultados do exercício praticando um aquecimento antes. Uma sugestão é uma caminhada rápida de 15 minutos. Iniciando o exercício logo em seguida, a queima de gordura será mais eficaz.

É importante que o exercício seja realizado de forma lenta e gradual.

Exercício de pilates para fazer em casa: exemplo

  • Deite-se no chão de barriga para cima e dobre as pernas.
  • Levante o tronco do chão, mantendo os baços esticados à frente como mostra a imagem
  • Permaneça parada nesta posição durante 15 segundos
  • Faça 3 séries de 8 repetições (parando por 15 segundos em cada uma), e descanse 30 segundos depois de cada série

Por que você deve fazer uma aula de pilates?

Fica até difícil listar todos os benefícios do pilates para a saúde e bem estar. De uma barriga mais definida ao autocontrole, passando por músculos firmes, fortes e alongados, ótima postura, articulações mais saudáveis, melhor capacidade de respiração e maior tolerância ao estresse. Com tantos benefícios, não é à toa que pilates conquista novos simpatizantes a cada dia

Pode ser praticado tanto na academia quanto em casa, seguindo o acompanhamento e orientações de um profissional. E sabe aquelas dores musculares que vivem te incomodando? Elas podem desaparecer ao praticar pilates.

Movimento de pilates que dá pra fazer em casa e ter seus benefícios

O método pode ser praticado por todos, incluindo idosos e gestantes. Para os adolescentes, por exemplo o principal benefício é a correção da postura. Adultos e idosos podem praticar para melhorar a qualidade de vida, aliviando o estress e as dores musculares. Pessoas em fase de reabilitação também podem praticar, como uma forma de fortalecer a região lesionada e evitar novas lesões.

Pilates fortalece o corpo além de prevenir lesões, melhorar a postura e aumentar nossa energia. Sem contar que é uma das melhores maneiras de se conseguir ficar em forma. Alguns exercícios são focados na queima da gordura e definição do abdômen. E o melhor: muitos deles não precisam de aparelhos e dá mesmo pra fazer em casa, garantindo todos esses benefícios.

E então? Depois de tudo isso, bora “pilatear”?

 → COMPROVADO: Remédio 100% natural que emagrece e seca a barriga! Veja:

[Total: 1    Média: 5/5]