Melhor exercício para emagrecer: correr ou caminhar?

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Correr ou caminhar? Qual o melhor exercício para emagrecer? E para a saúde?

Correr e caminhar são duas atividades físicas muito comuns. E existem muitas justificativas e opiniões para afirmar qual das duas práticas é a melhor para a saúde. Existem alguns estudos para comprovar quais são os benefícios da corrida e da caminhada. E sabe qual dessas duas atividades físicas é a melhor pra você? Depende do seu objetivo.

Melhor exercício para emagrecer

Quer emagrecer e controlar seu peso? Então nesse caso o melhor exercício para emagrecer é a corrida. Pode parecer óbvio que correr seja mais cansativo que caminhar e queime mais calorias por hora, mas estudiosos ainda buscam motivos pela melhor eficiência da corrida para emagrecer. Estudos recentes mostraram que quando os praticantes da caminhada e os da corrida gastavam o mesmo volume de calorias durante a semana, os corredores pareciam capazes de controlar melhor o peso a médio prazo.

Outro estudo afirma que a melhor eficiência da corrida para emagrecer tem a ver com o apetite. Foi feito um teste com corredores e praticantes da caminhada. Em um dia, o grupo correu ou caminhou na esteira por uma hora. No segundo, descansaram por uma hora. Nos intervalos, os pesquisadores monitoraram o gasto de energia e checaram os níveis dos hormônios ligados ao apetite. Após as sessões, essas pessoas foram deixadas em uma sala, para se servirem à vontade em um bufê completo. Os adeptos da caminhada se mostraram mais famintos e consumiram cerca de 50 calorias a mais do que haviam perdido durante a hora de caminhada. Já os corredores consumiram 200 calorias a menos do que haviam queimado durante o exercício.

Melhor exercício para a Saúde

Mas em outras medidas de saúde, caminhar pode ser tão bom quanto correr, ou até melhor. As mesmas pesquisas citadas anteriormente revelaram que os praticantes da corrida têm menos chances de ter pressão alta, colesterol pouco saudável, doenças cardíacas e diabetes, comparados a pessoas sedentárias. E os caminhantes apresentavam resultados ainda melhores! Enquanto os corredores diminuem os riscos de doenças cardíacas em 4,5% se correrem uma hora por dia, os praticantes da caminhada, se gastarem o mesmo volume de energia, reduzem os riscos em mais de 9%.

Claro que poucas pessoas que caminham gastam o mesmo volume de calorias das pessoas que correm. Para isso, os caminhantes teriam que percorrer uma distância uma vez e meia maior que a dos corredores.

Correr ou caminhar… qualquer uma delas é melhor que ficar sem fazer nada!

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