Qual o melhor exercício: correr ou caminhar?

Correr e caminhar são duas atividades físicas muito comuns. E existem muitas justificativas e opiniões para afirmar qual das duas práticas é a melhor para a saúde. Existem alguns estudos para comprovar quais são os benefícios da corrida e da caminhada. E sabe qual dessas duas atividades físicas é a melhor pra você? Depende do seu objetivo.

Corrida é menos cansativa do que a caminhada

Correr é melhor que caminhar? Depende do seu objetivoDe acordo com uma pesquisa recente, uma corrida leve é menos cansativa do que uma caminhada. E muito mais eficiente para os músculos. A corrida leve trabalha os músculos, mas não de forma tão eficaz quanto na caminhada. Dessa forma, nosso corpo prefere correr para conservar energia e elevar a eficiência do exercício.

Na corrida, os músculos liberam mais energia e há um aumento no nível de estamina, ou seja, resistência física.

A pesquisa revelou que o músculo ligado ao tendão de Aquiles se modifica de acordo com a velocidade com que as pessoas correm ou caminham. Seria como uma embreagem de carro, tornando possível mudar a velocidade do exercício.

Esse músculo é acionado assim que começamos a nos mover e é responsável por segurar uma das extremidades do tendão, enquanto  a energia do corpo é transferida tentando esticá-lo.  Assim, o tendão auxilia o corpo a liberar energia e manter o movimento.

Energia

Andar rápido faz os músculos trabalharem mais, fornecendo mais energia ao corpo. Isso se torna ruim, pois diminui a resistência. Já uma corrida leve dá mais energia ao músculo.

Então, pensando em qual cansa menos, a corrida ganha. Mas ambos são exercícios ótimos e possuem vantagens e desvantagens sobre o outro. Por exemplo a caminhada chega a ser mais relaxante e faz tão bem ao coração quanto a corrida.

Melhor exercício para emagrecer

Quer emagrecer e controlar seu peso? Então nesse caso o melhor exercício para emagrecer é a corrida. Estudos recentes mostraram que quando os praticantes da caminhada e os da corrida gastavam o mesmo volume de calorias durante a semana, os corredores pareciam capazes de controlar melhor o peso a médio prazo.

Outro estudo afirma que a melhor eficiência da corrida para emagrecer tem a ver com o apetite. Foi feito um teste com corredores e praticantes da caminhada. Em um dia, o grupo correu ou caminhou na esteira por uma hora. No segundo, descansaram por uma hora. Nos intervalos, os pesquisadores monitoraram o gasto de energia e checaram os níveis dos hormônios ligados ao apetite.

Após as sessões, essas pessoas foram deixadas em uma sala, para se servirem à vontade em um bufê completo. Os adeptos da caminhada se mostraram mais famintos e consumiram cerca de 50 calorias a mais do que haviam perdido durante a hora de caminhada. Já os corredores consumiram 200 calorias a menos do que haviam queimado durante o exercício.

Corrida é menos cansativa do que caminhada

E para saúde?

Mas em outras medidas de saúde, caminhar pode ser tão bom quanto correr, ou até melhor. As mesmas pesquisas citadas anteriormente revelaram que os praticantes da corrida têm menos chances de ter pressão alta, colesterol pouco saudável, doenças cardíacas e diabetes, comparados a pessoas sedentárias. E os caminhantes apresentavam resultados ainda melhores! Enquanto os corredores diminuem os riscos de doenças cardíacas em 4,5% se correrem uma hora por dia, os praticantes da caminhada, se gastarem o mesmo volume de energia, reduzem os riscos em mais de 9%.

Claro que poucas pessoas que caminham gastam o mesmo volume de calorias das pessoas que correm. Para isso, os caminhantes teriam que percorrer uma distância uma vez e meia maior que a dos corredores.

Ambos diminuem o risco de doença cardíaca

Um estudo recente mostrou que caminhar em ritmo intenso é tão eficiente na prevenção de problemas como pressão alta, colesterol ruim e diabetes quanto correr.

Esse estudo foi feito analisando 33.060 corredores e 15.045 praticantes da caminhada. Foi constatado que as duas atividades geraram reduções de risco bem próximas para doenças cardiovasculares.

Caminhar reduz riscos de doenças tanto quanto correr

Caminhada x Corrida

Diferente do que já foi feito, os pesquisadores avaliaram os efeitos da caminhada e da corrida com relação a distância e não ao tempo. Veja a que conclusão chegaram:

CORRER CAMINHAR
reduz o risco de hipertensão em 4,2% em 7,2%
reduz o nível de colesterol ruim em 4,3% em 7%
reduz o risco de contrair diabetes em 12,1% 12,3%
reduz o risco de doença coronária em 4,5% em 7%

Viu só? Agora você não tem mais desculpas para não praticar uma atividade física e manter hábitos saudáveis. Caminhar é um exercício tão simples, e tem tantos benefícios para a saúde quanto a corrida.

Correr ou caminhar… qualquer uma delas é melhor que ficar sem fazer nada!

 → COMPROVADO: Remédio 100% natural que emagrece e seca a barriga! Veja:

[Total: 1    Média: 5/5]