Benefícios da berinjela (e da farinha)

Nem todos apreciam a berinjela, mas ela é um alimento muito presente na mesa das pessoas. É um alimento saboroso, muito fácil de se encontrar o ano todo e traz muitos benefícios à saúde. E por ter poucas calorias pode ajudar a quem quer emagrecer.

A berinjela proporciona uma sensação de saciedade e possui pouquíssimas calorias (cerca de 26 por 100g). Seu consumo faz parte de uma alimentação saudável pois ela auxilia no bom funcionamento do organismo e previne o aparecimento de doenças.

Rica em vitaminas

Entre os nutrientes presentes no alimento está a vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina C, cálcio, fósforo, potássio e magnésio. Carboidratos e proteínas também fazem parte de sua composição.

Berinjela: poderoso aliado para emagrecer

Um poderoso aliado para perder peso e manter a saúde em ordem.

Mas tenha muita atenção na hora de comprar: escolha as mais firmes, com a casca bem roxa e brilhante. Evite aquelas que estiverem machucadas, enrugadas ou com manchas. Mesmo com aparência boa, algumas podem apresentar um sabor amargo. Isso pode ser evitado cortando o vegetal, adicionando sal e deixando descansar por meia hora. Depois, retire o sal lavando os pedaços da berinjela.

Farinha de Berinjela e seus benefícios

Rica em fibras, a farinha de berinjela ajuda a regular o funcionamento do intestino, dando também uma sensação maior de saciedade. Assim, a tendência é comer menos e consequentemente emagrecer.

Ela também auxilia no controle da glicemia, diminuição do colesterol, triglicérides, e ácido úrico. Você pode encontrá-la em casas de produtos naturais ou mesmo preparar em casa. Para isso basta lavar bem a berinjela, cortar em pedaços pequenos e assar por mais ou menos 2 horas. Depois é só esfriar e triturar no liquidificador.

Mas como qualquer outro alimento que ajuda a emagrecer, ela só será eficaz aliada a uma alimentação saudável e prática regular de atividades físicas.

Como consumir

A farinha de berinjela pode ser consumida com iogurtes, vitaminas, sucos, saladas, sopas, etc. Mas é importante beber muita água durante o dia (mais ou menos 2 litros). Do contrário, a falta de líquido associada ao aumento do consumo de fibras pode causar um efeito negativo.

Teste: por que você não emagrece?

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    1. Joana D'arc 20 de abril de 2015
    2. Vanessa Dantas 5 de maio de 2016

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