Entenda o juicing e as fibras

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Conheça os benefícios dessa prática que melhora a saúde e ajuda a perder peso

O Juicing é o processo de extrair o suco de tecidos vegetais, como frutas e verduras. Ele tem sido recomendado por médicos e nutricionistas ao longo da última década, isso porque suas vantagens são inúmeras, podendo auxiliar na perda de peso, detox e absorção de nutrientes. Uma das dúvidas é o que acontece com as fibras das plantas, pois muitas máquinas descartam o bagaço e outras partes. Neste artigo, vamos explicar o que é perdido e o que é aproveitado pelo organismo, além da diferença entre Juicing, vitaminas e smoothies – que levam as frutas e verduras por inteiro.

As fibras e os sucos

As fibras têm um papel muito importante na saúde do ser humano. Entendemos como fibras as partes não digestivas dos grãos integrais, frutas, nozes, semente, verduras e legumes. Recomenda-se comer de 25 a 35 gramas por dia, entre a solúvel e a insolúvel.

Fibra Insolúvel

A fibra insolúvel ajuda a equilibrar nosso intestino, dá sensação de estar cheio e acelera a passagem da comida pelo trato intestinal. Elas incluem lignina, hemicelulose e celulose, componentes removidos na sua maioria quando se faz o juicing.

Fibra Solúvel

A fibra solúvel absorve água como uma esponja, adicionando massa de efeito prebiótico que ajudará no desenvolvimento das boas bactérias e na saúde do intestino.  Ela ajuda a controlar o nível de açúcar no sangue e também pode baixar o colesterol, além disso, desacelera o trajeto do alimento durante a digestão, fazendo a pessoa se sentir satisfeita. Mucilagem, pectina e goma natural são exemplos de fibras solúveis.

Juicing vs Smoothies

Muitas pessoas confundem o Juicing com os Smoothies. Veja as diferenças básicas entre os dois processos:

– Juicing: a máquina tira a polpa da fruta, e boa parte das fibras insolúveis ficam de fora.

– Smoothie ou vitamina: a polpa é batida junto com o resto dos vegetais ou frutas. Neste processo as fibras insolúveis se matem por inteiro.

Ambos os métodos acabam sendo excelentes para a saúde. No Juicing, a polpa e as fibras insolúveis são retiradas. Neste caso o organismo absorve totalmente e rapidamente os nutrientes. Outra vantagem do Juicing é a menor quantidade de alimentos para o número de nutrientes. Um suco verde bem reforçado permite a absorção direta de nutrientes, ao contrário do consumo sólido que levaria mais tempo.

O Smoothie também tem suas qualidades. As fibras são excelentes, seu organismo levará mais tempo para digerir os alimentos, o que prolongará o sentimento de satisfação. Outra vantagem é o uso de alimentos como bananas e abacates – não aceitos na máquina de Juicing.

E você, já experimentou o Juicing? Lembre-se que o importante é consumir grande quantidade de alimentos frescos, especialmente no verão, época quente e que pede hidratação direta – uma excelente forma de começar o dia.

Fonte: Venum

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