Dieta Cetogênica: cardápio completo e informações

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Muito tem se falado hoje em dia sobre a Dieta Cetogênica. Muitas opiniões boas e muitas ruins. E para te ajudar a conhecer melhor, vamos abordar nesse artigo tudo sobre ela, além de disponibilizar um cardápio da Dieta Cetogênica ao final.

Dieta Cetogênica: menos carboidrato e mais gordura

Essa dieta vai contra o que a maioria dos profissionais de saúde pregam, pois ela é baseada em uma alimentação bem alternativa.

Ao seguir o cardápio de uma dieta cetogênica, a principal fonte energética será proveniente de gorduras. Já os carboidratos serão cortados do prato quase que totalmente. Proteínas também devem ser consumidas com moderação. Essa forma de se alimentar faz com que o organismo obtenha energia de maneira diferente.

Consumindo alimentos sem carboidrato, nosso organismo força o fígado a quebrar a gordura vinda alimentação em ácidos graxos e corpos cetônicos, ocorrendo assim a obtenção de energia. E é daí que vem o nome da dieta, pois todo esse processo faz com que os níveis de corpos cetônicos aumentem.

Mais gorduras e menos carboidratos

Aumentar o consumo de gorduras e diminuir o de carboidratos. Para muitos, essa forma de se alimentar é polêmica, mas ela realmente emagrece.

Dieta Cetônica é diferente da Dieta da Proteína

Muitas pessoas fazem essa confusão, mas na verdade uma é bem diferente da outra. A da proteína estimula o consumo de alimentos com alto teor de proteína em grandes quantidades. Esse é o foco principal, diferente da cetogênica, que consiste em consumir alimentos ricos em gorduras em sua base para obtenção energética

Prós e contras de se seguir um Cardápio de Dieta Cetogênica

Essa forma alternativa de se alimentar, como sugere a cetogênica pode sim trazer grandes resultados. Mas ela tem seus pontos positivos e negativos:

Pontos positivos

Dieta Cetogênica emagrece

A dieta cetogênica emagrece, fazendo com que o corpo entre em estado de cetose. Quando isso ocorre, o sistema de oxidação de gorduras é ativado para obtenção de energia, e como há escassez de carboidrato, a gordura corporal e a gordura ingerida através dos alimentos é utilizada como substrato energético, estimulando assim a perda de peso.

Diminui os níveis de insulina

Seguindo esse tipo de alimentação, é necessário praticamente cortar os carboidratos. E como se sabe, a insulina está ligada ao consumo de carboidratos. Se consumidos em grandes quantidades, eles vão entrar na corrente sanguínea e liberar insulina em excesso.

E claro que isso não é bom, pois pode resultar em problemas de saúde como infartos, diabetes e até AVC. A baixa quantidade de carboidrato ingeridos na dieta cetônica ajuda a manter a insulina em níveis baixos e seguros.

Pontos Negativos da Dieta Cetogênica

Prisão de ventre

Como você vai consumir uma quantidade maior de gordura, pode ocorrer a prisão de ventre. Esse é o efeito colateral da cetogênica. É claro que isso não é regra, sendo algo que pode acontecer ou não.

Enjoar rapidamente da Dieta

Como ela possui pouca variação de alimentos em seu cardápio, muitas pessoas se queixam de enjoar rapidamente após alguns dias. É importante manter o foco e não desanimar durante os dias em que seguir o cardápio para que tenha resultados rápidos.

Vale ressaltar que esta dieta não é indicada para pessoas com mais de 65 anos de idade ou que tenham problemas como insuficiência renal, problemas no fígado, doenças cardiovasculares e uso de medicamentos com cortisona, como os corticoides.

A dieta cetogênica tem os seus pontos positivos e negativos

Dieta Cetogênica Cíclica

Você pode seguir um cardápio com essa alimentação durante 1 ou 2 meses, mas sempre em ciclos. Uma boa dica é alternar 3 a 5 dias de dieta, com 2 dias livres comendo normalmente carboidratos. Seguindo um ciclo como esse as chances de se ter resultados rápidos são maiores.

Dieta Cetogênica: Cardápio para Emagrecer

Separamos a seguir um cardápio da dieta cetogênica para ser seguido por ciclos de 3 dias, com 2 dias “livres” para se alimentar normalmente. Dessa forma você dificilmente vai enjoar e vai garantir todos os benefícios dessa alimentação para perder peso rápido.

Primeiro dia

Café da manhã: 2 ovos mexidos com manteiga + 1 fatia de queijo minas + 1 fatia de mamão;
Lanche da manhã: gelatina sem açúcar + 3 castanhas;
Almoço: 2 bifes de carne ao molho de queijo com alface e repolho roxo temperado com azeite + 1 laranja;
Lanche da tarde: 1 iogurte sem açúcar + 1 colher de sopa de farinha de linhaça + 2 enroladinhos de queijo e presunto;
Jantar: salmão grelhado ao molho de mostarda + salada verde de rúcula, tomate, pepino e cebola roxa + 1 colher de sopa de azeite + vinagre, orégano e sal para temperar.

Segundo dia

Café da manhã: 1 banana amassada com 1 colher de sopa de semente de girassol + 2 fatias de queijo assado com presunto;
Lanche da manhã: 1 iogurte sem açúcar + 5 nozes;
Almoço: salmão grelhado ao molho de mostarda + salada verde de rúcula, tomate, pepino e cebola roxa + 1 colher de sopa de azeite + vinagre, orégano e sal para temperar;
Lanche da tarde: morango com creme de leite;
Jantar: frango ao molho branco com creme de leite + salada de couve manteiga com cebola refogada com azeite ou óleo de coco + 1 maçã.

Terceiro dia

Café da manhã: 1 ovo cozido + 2 fatias de queijo fresco com sementes de gergelim;
Lanche da manhã: 1 iogurte sem açúcar + 3 colheres de abacate;
Almoço: frango ao molho branco com creme de leite + salada de couve manteiga com cebola refogada com azeite ou óleo de coco + 1 maçã;
Lanche da tarde: queijo mascarpone + frutos vermelhos, como cereja, morango e framboesa;
Jantar: 2 bifes de carne ao molho de queijo com alface e repolho roxo temperado com azeite + 1 laranja.

Lembrando que após o terceiro dia, fique dois sem seguir o cardápio, voltando a comer carboidratos normalmente. Passados os dois dias “livres”, volte à dieta como sugerida aqui. Seguindo essa ciclo por 1 mês, você vai perder peso e diminuir a barriga rapidamente.

Se quiser, siga o cardápio da dieta cetogênica em ciclos de 5 dias, repetindo os dias 1 e 2 após o 3.

>> Dieta “secreta” que emagrece 10 kg <<

Veja como PESSOAS COMUNS estão emagrecendo até 10 kg (e diminuindo até 11 cm de barriga) seguindo uma dieta “secreta” elaborada por um famoso naturopata brasileiro.

Assista a este vídeo rápido, enquanto ele ainda está no ar:

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