Dieta Cetogênica: alimentos permitidos e proibidos

0

Elaboramos nesse artigo um guia com os alimentos permitidos e proibidos na dieta cetogênica. E se quiser segui-la, vamos deixar no final uma sugestão de cardápio bem fácil de seguir.

Sobre a Dieta

A dieta cetogênica para muitos é polêmica, pois ela aposta em uma alimentação bastante alternativa. Ao seguir a alimentação proposta por ela, é preciso cortar os alimentos ricos em carboidrato como arroz e pão, e elevar o consumo de alimentos ricos em gorduras e proteínas.

Esse é o segredo dela, pois ela força o organismo a utilizar a própria gordura como fonte de energia, e não o carboidrato que vem da alimentação.

Uma dieta como a citogênica é indicada especialmente para controlar e prevenir problemas como convulsões e crises de epilepsia. Mas por intensificar a perda de peso, ela se tornou muito popular e bastante procurada, inclusive para o tratamento de câncer (as células cancerígenas se alimentam principalmente de carboidratos).

A dieta cetogênica tem os seus pontos positivos e negativos

Dieta Cetogênica (alimentos permitidos e proibidos)

Ao contrário do que muitos pensam, na dieta cetogênica é importante manter o consumo de frutas, verduras e legumes. Só não é preciso aumentar o consumo, como é proposto na maioria das dietas.

A tabela abaixo lista os alimentos proibidos e alimentos permitidos na dieta cetogênica:

Permitidos Proibidos
Carnes, peixes e ovos Arroz, macarrão, milho
Embutidos como presunto, linguiça e bacon Feijão, soja, ervilha, grão-de-bico
Azeite, óleos, manteiga, margarina Farinha de trigo, aveia
Queijos, creme de leite e iogurtes sem açúcar Pão, torradas
Amendoim, noz, avelã, castanha Batata
Frutas Bolos, doces, biscoitos, chocolate
Legumes e verduras Açúcar e adoçantes
Sementes como linhaça, chia, girassol Achocolatado em pó, leite
Molhos como maionese e mostarda Pizza, lasanha, iogurtes com adição de açúcar

Não é difícil identificar o que não pode e o que pode comer na dieta cetogênica. Basta lembrar que os alimentos ricos em carboidratos são proibidos, e os ricos em proteínas e gorduras são permitidos.

Alimentos permitidos na dieta cetogênica: ilustração

Veja no gráfico os alimentos permitidos na dieta cetogênica

Prós e contras da Dieta Cetogênica

Uma alimentação tão diferente assim e que divide opiniões, tem lá suas vantagens e desvantagens. E apesar de ser uma dieta para emagrecer, é bom se ligar nisso.

Vantagens

Ela emagrece mesmo

Consumir os alimentos permitidos na dieta cetogênica emagrece, pois seu consumo faz com que o corpo entre em estado de cetose. Quando isso ocorre, o sistema de oxidação de gorduras é ativado para obtenção de energia, e como há pouco carboidrato, a gordura corporal e a gordura ingerida é a escolhida como energético, estimulando assim a perda de peso.

Ela diminui os níveis de insulina

Já não é novidade que o alto consumo de carboidratos pode estimular a produção de insulina em excesso. E seguindo uma alimentação como a proposta pela dieta cetogênica, que corta os carboidratos, ela ajuda a manter os níveis de insulina baixos e seguros.

Desvantagens

Intestino preso

Como será consumida uma quantidade maior de gordura, pode ocorrer a prisão de ventre. Esse é o efeito colateral da cetogênica. É claro que isso não é regra, podendo ocorrer ou não em quem segue essa alimentação.

Enjoar da Dieta

Com um cardápio sempre parecido por dias, é possível que quem segue a dieta vá enjoar e não seguir corretamente. Essa é a característica desse tipo cardápio, e por isso é preciso manter o foco e não desanimar para se conseguir perder peso.

Como já falamos, essa dieta é sim muito poderosa para emagrecer. Como em toda elas, é preciso fazer um esforço para conseguir chegar no objetivo, e na cetogênica isso não é diferente. Apostar nos alimentos permitidos na dieta cetogênica sem dúvida vão te fazer emagrecer.

Se quiser uma sugestão de cardápio prontinho para seguir, é só clicar aqui.

>> Dieta “secreta” que emagrece 10 kg <<

Veja como PESSOAS COMUNS estão emagrecendo até 10 kg (e diminuindo até 11 cm de barriga) seguindo uma dieta “secreta” elaborada por um famoso naturopata brasileiro.

Assista a este vídeo rápido, enquanto ele ainda está no ar:

Código Emagrecer de Vez: assista e veja como funciona!

OdieiRazoávelBomMuito bomExcelente (votos: 3, média: 5,00 de 5)
Loading...
Compartilhe:

Deixe um comentário