Cuidado para o alongamento não prejudicar seu exercício

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Segundo algumas pesquisas, o alongamento antes e depois do exercício não previne lesões

Muito se fala sobre fazer alongamentos antes e/ou depois do exercício. E para colocar mais lenha nessa fogueira, pesquisas recentes garantem que o alongamento na verdade pode prejudicar o desempenho na atividade física que precisa de força muscular.

O alongamento antes da atividade física sempre foi indicado como forma de prevenir lesões. Mas hoje muitos especialistas não acreditam nisso. Eles defendem que o aquecimento antes do exercício é sim muito importante para evitar lesões, mas não há indícios de que o alongamento também seja necessário. Mas alongar-se em horário separado é sim muito importante para manter a flexibilidade.

Alongamento pode reduzir o desempenho

Se for muito intenso, o alongamento antes dos exercícios pode reduzir o desempenho. Portanto, se está acostumado a se alongar antes do exercício, faça de forma leve e sem exigir muito da musculatura.

E quanto ao alongamento após o exercício? Muitos o defendem como forma de evitar dores musculares tardias. Mas boa parte das pesquisas para verificar esse efeito mostrou que não há diferenças em alongar ou não antes ou depois do exercício. Mas se ainda assim você se alonga após os exercícios, os movimentos também devem ser leves.

Alongar-se é importante

Mas ao contrário do que parece, o alongamento não deve ser evitado. Pelo contrário. É quando alongamos os músculos que ganhamos flexibilidade para manter o corpo em harmonia, evitando inclusive algum tipo de encurtamento muscular.

Como a orientação é para que os alongamentos antes e depois da atividade física sejam leves, você deve reservar outro período do dia para alongar-se visando ganhar flexibilidade.

Como fazer?

Quando for se alongar, segure a posição por 30 segundos e descanse pelo menos 1 minuto antes de voltara alongar o mesmo grupo muscular. Faça os alongamentos em horários separados das atividades físicas pelo menos 3 vezes por semana, fazendo séries de 10 repetições por grupos musculares.

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