Corrida é menos cansativa do que caminhada

2

Segundo pesquisa, nosso corpo prefere correr a caminhar, pois ele consegue conservar mais energia.

De acordo com uma pesquisa recente, uma corrida leve é menos cansativa do que uma caminhada. E muito mais eficiente para os músculos. A corrida leve trabalha os músculos, mas não de forma tão eficaz quanto na caminhada. Dessa forma, nosso corpo prefere correr para conservar energia e elevar a eficiência do exercício.

Na corrida, os músculos liberam mais energia e há um aumento no nível de estamina, ou seja, resistência física.

A pesquisa revelou que o músculo ligado ao tendão de Aquiles se modifica de acordo com a velocidade com que as pessoas correm ou caminham. Seria como uma embreagem de carro, tornando possível mudar a velocidade do exercício.

Esse músculo é acionado assim que começamos a nos mover e é responsável por segurar uma das extremidades do tendão, enquanto  a energia do corpo é transferida tentando esticá-lo.  Assim, o tendão auxilia o corpo a liberar energia e manter o movimento.

Corrida ou caminhada?

Andar rápido faz os músculos trabalharem mais, fornecendo mais energia ao corpo. Isso se torna ruim, pois diminui a resistência. Já uma corrida leve dá mais energia ao músculo.

Então, pensando em qual cansa menos, a corrida ganha. Mas ambos são exercícios ótimos e possuem vantagens e desvantagens sobre o outro. Por exemplo a caminhada chega a ser mais relaxante e faz tão bem ao coração quanto a corrida.

Correr ou caminhar… o importante é fazer um dos dois. Praticar atividades físicas regulares é muito importante para a saúde e bem estar.

OdieiRazoávelBomMuito bomExcelente (votos: 2, média: 5,00 de 5)
Loading...
Compartilhe:

2 Comentários

  1. Bem que suspeitei, mas tive vergonha de por em prática…

    Sempre que vou ao trabalho, tem no final do trajeto uma ladeira enorme. Quando eu começo a subir, vou me cansando e sempre que chego no final, to morto de cansaço. Mas já no trabalho, eu costumo correr pelos andares, subindo as escadas correndo pra economizar tempo e chegar mais rápido nos lugares, mas nesse caso, raramente me canso. Daí eu reparei que correndo eu me canso menos do que andando, em distancias semelhantes. Inclusive fiz o teste:

    Durante um dia de trabalho eu apenas andei, sem acelerar o passo em corridas. No final do dia eu anotei batimentos cardíacos e cansaço, e eu tava morto.

    Durante o dia seguinte, apenas corri, fosse pro que fosse. Mesmo em distâncias muito curtas, fui saltando ou correndo. No final do dia eu estava inalterado, como se não tivesse feito nada, totalmente relaxado.

    Bem… com base em seu texto, vou passar a ir correndo pro trabalho, com a segurança de, caso alguém me chame de louco ao subir uma ladeira enorme correndo, explicarei que correndo canso menos, conforme comprovado cientificamente.

    o/

    • Dicas e Dietas on

      Olá!

      Muito legal você compartilhar suas constatações! Mostrou muito bem como se sente correndo ou caminhando (mesmo que ao longo do dia de trabalho).

      E sobre ir correndo para o trabalho, só tome cuidado com os cachorros, hein 😉

      Abraço!

Deixe um comentário