Skip to main content
→ Não consegue emagrecer? Faça o TESTE GRÁTIS e descubra se você está com inflamação celular. Clique aqui
Como ter uma alimentação saudável

Como ter uma alimentação saudável

50 dicas de como ter uma alimentação saudável!

De que adianta fazer loucuras para emagrecer, se com isso estaremos comprometendo a nossa saúde? Manter uma alimentação saudável é a base não só para emagrecer como também para manter tudo funcionando direitinho no organismo.

Uma boa alimentação reflete na saúde, boa forma e até mesmo na aparência! E se você pensa em emagrecer, saiba que se seguir uma alimentação saudável e balanceada, não vai precisar seguir nenhum tipo de dieta restritiva.

E então, que tal começar a ter hábitos saudáveis na hora de comer? Confira nossas dicas de alimentação:

Como ter uma alimentação saudável

1- Evite as dietas milagrosas que prometem emagrecer rápido em pouco tempo

2- Não faça uma alimentação baseada em um único tipo de alimento

3- Mesmo tendo exagerado nos dias anteriores, faça, pelo menos, 5 refeições por dia

4- Não “belisque” entre as refeições

5- Evite bolachas recheadas e salgadinhos (snacks)

6- Em sua mesa de trabalho, deixe sempre barrinhas de cereais e bolachas integrais para os momentos de fome fora de hora

7- Não precisa passar vontade de comer seu doce favorito. Mas coma apenas um pedaço ou unidade. Não precisa comer a caixa de bombom toda

8- Antes da refeição, coma um prato caprichado de salada

9- Não tempere saladas com óleos. Use vinagre ou limão

10- Não repita a refeição

11- Evite beber refrigerantes, mesmo os light ou diet

12- Evite beber água com gás. Elas dilatam o estômago dando uma falsa sensação de saciedade

13- Prefira sempre sucos naturais

14- Utilize adoçante nos sucos e no cafezinho

15- Gosta de café? Mas não exagere. Beba, no máximo, 4 xícaras pequenas de café por dia

16- Beba bastante água durante o dia

17- Leve com você sempre uma barrinha de cereais. Se a fome aparecer durante o dia, ela vai te salvar e evitar que você vá atrás de um cachorro-quente por exemplo

18- Coma legumes todos os dias

19- Coma pelo menos 2 frutas diariamente. Ameixa, melancia, melão, morango são as frutas menos calóricas

20- Consuma carnes menos calóricas como peixe, frango (peito), peru, patinho e contra filé

21- Retire a pele das aves. Ela contém praticamente apenas gordura

22- Evite atum e sardinha conservados em óleo. Escolha as opções light

23- Miúdos e vísceras são ricos em gorduras saturadas. Evite o consumo desses alimentos

24-Retire a gordura visível das carnes. Inclusive a da picanha

24- Evite alimentos fritos. Prefira grelhados ou cozidos

26- Embutidos (mortadela, presunto, salame) devem ser evitados

27- Enlatados são ricos em sódio por isso, prefira os alimentos naturais

28- Manteiga, creme de leite, chantilly, massa podre são ricos em calorias e colesterol. Evite-os

29- Evite queijos amarelos (mussarela, provolone, prato, parmesão). Prefira queijos brancos como o de minas, frescal, ricota e cottage

30- Evite as preparações gratinadas

31- Dê preferência aos alimentos desnatados como leite e iogurtes. Se não gosta do leite desnatado, consuma o semi-desnatado

32- Evite chocolates, inclusive o diet

33- Coma alimentos ricos em fibras como legumes, verduras e frutas

34- Coma maçã, pera, uva com a casca

35- Se for comer pizza, escolha as menos calóricas como de escarola, rúcula, mussarela. E não exagere!

36- Evite o tomate seco. Por ser conservado em óleo, é um alimento muito calórico

37- Bebidas alcoólicas são calóricas. Se não puder evitá-las, consuma apenas em ocasiões especiais. Mas sem exageros

38- Uma taça de vinho diariamente faz bem para a saúde. Mas de nada adiantará se você não tem o uma boa alimentação e não pratica exercícios físicos

39- Evite petiscos como amendoim, batata frita, castanha de caju, carne seca ou salgadinhos

40- Evite os fast-food. São alimentos ricos em gorduras

41- Não vai resistir? Então coma um cheeseburger, refrigerante diet e batata frita pequena. Dispense a sobremesa

42- Vá com calma em restaurantes por quilo. Olhe todas as opções antes de escolher o que comer

43- Para a sobremesa, prefira frutas da época

44- Evite sorvetes de massa. Picolé de fruta é uma melhor opção

45- Na sorveteria, escolha sorvetes de frutas. Evite coberturas e chantilly

46- Nunca vá ao supermercado com fome. Vá sempre após uma refeição. Isso ajudará você a evitar comprar “bobagens”

47- Não compre alimentos que devem ser evitados

48- Compare os rótulos dos alimentos e verifique se os light e diet são menos calóricos. Nem sempre isso é verdade

49- Deixe na geladeira legumes picados (cenoura, pepino, salsão) e gelatinas diet para enganar a fome fora de hora

50- Faça exercícios regularmente. Se não puder ir a uma academia, caminhe pelo menos 3 vezes por semana por 40 minutos.

Teste: por que você não emagrece?

[Total: 1    Média: 5/5]

3 comentários to “Como ter uma alimentação saudável”

  1. Nossa que artigo!

    Verdade, muitas vezes às pessoas querem fazer loucuras para emagrecer, sendo que o que de fato vai funcionar é manter uma alimentação saudável.

    Como vocês explicaram muito bem no artigo: é a base para não só emagrecer como também para manter funcionando o organismo direitinho do corpo.

    Com certeza esse artigo vai ajudar muitas pessoas.

    Atenciosamente,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *