Comidas Saudáveis e Baratas

É possível se alimentar com saúde sem desfalcar o bolso. E se quer saber como ter uma alimentação saudável, vamos listar nesse artigo várias dicas. Você vai ver que não é difícil e nem caro cuidar da sua alimentação.

Quando se fala em consumir comidas saudáveis muitos já pensam que isso será um gasto a mais do que o de costume. Na verdade não é preciso comprar alimentos caros, mas sim ter uma dieta balanceada e variada, incluindo na mesma refeição ingredientes de todos os tipos alimentares. Não é necessário gastar com alimentos diet ou light (que geralmente são bem caros). O segredo para emagrecer está nas substituições feitas no seu cardápio.

Vale destacar que comparado aos alimentos normais, os light têm 25% a menos de algum nutriente. Mas isso não significa que eles sejam menos calóricos. Apenas se a pessoa tem alguma patologia como diabetes, o consumo de alimentos light ou diet não devem ser substituídos.

Mantenha uma dieta saudável se quer emagrecer

Se você quer emagrecer, uma alimentação balanceada é muito importante. E não é caro! Os alimentos mais caros são aqueles orgânicos e integrais, mas o consumo deles não garantem o sucesso de uma dieta. Alimentar-se de forma saudável é garantir que todos os grupos alimentares estão em seu cardápio diário, ou seja, comer todos os dias alimentos que fazem parte dos grupos dos cereais, grãos, leguminosas, frutas, carnes, leite e derivados.

Como ter uma alimentação saudável

Os alimentos integrais são ricos em fibra e ainda possuem uma maior concentração de vitaminas e minerais, mas são mais caros. Para evitar gastar com esses produtos, dá pra fazer combinações e garantir a quantidade de nutrientes necessários para uma boa dieta. Por exemplo: no café da manhã, coma um pedaço menor de pão e complemente a refeição com uma colher de sopa de algum alimento com fibra. A aveia é uma boa opção pois é barata e você pode consumi-la com alguma fruta picada ou iogurte.

Evite os alimentos industrializados. Apesar da praticidade no preparo e maior durabilidade, esse tipo de alimento possui mais sódio do que os alimentos comuns, o que pode colaborar para o aumento da pressão arterial e retenção de líquidos.

Quando for ao supermercado, opte pelas frutas, verduras e legumes da estação, pois são mais baratos e saborosos. Na hora de comprar a carne, procure variar. Alguns peixes possuem preços bem acessíveis, como por exemplo a sardinha, que não é cara e é uma ótima fonte de ômega 3.

Dicas de alimentação saudável: um dos focos do nosso blog de emagrecimento!

Como ter uma alimentação saudável: 50 dicas

1- Evite as dietas milagrosas que prometem emagrecer rápido em pouco tempo

2- Não faça uma alimentação baseada em um único tipo de alimento

3- Mesmo tendo exagerado nos dias anteriores, faça, pelo menos, 5 refeições por dia

4- Não “belisque” entre as refeições

5- Evite bolachas recheadas e salgadinhos (snacks)

6- Em sua mesa de trabalho, deixe sempre barrinhas de cereais e bolachas integrais para os momentos de fome fora de hora

7- Não precisa passar vontade de comer seu doce favorito. Mas coma apenas um pedaço ou unidade. Não precisa comer a caixa de bombom toda

8- Antes da refeição, coma um prato caprichado de salada

9- Não tempere saladas com óleos. Use vinagre ou limão

10- Não repita a refeição

11- Evite beber refrigerantes, mesmo os light ou diet

12- Evite beber água com gás. Elas dilatam o estômago dando uma falsa sensação de saciedade

13- Prefira sempre sucos naturais

14- Utilize adoçante nos sucos e no cafezinho

15- Gosta de café? Mas não exagere. Beba, no máximo, 4 xícaras pequenas de café por dia

16- Beba bastante água durante o dia

17- Leve com você sempre uma barrinha de cereais. Se a fome aparecer durante o dia, ela vai te salvar e evitar que você vá atrás de um cachorro-quente por exemplo

18- Coma legumes todos os dias

19- Coma pelo menos 2 frutas diariamente. Ameixa, melancia, melão, morango são as frutas menos calóricas

20- Consuma carnes menos calóricas como peixe, frango (peito), peru, patinho e contra filé

21- Retire a pele das aves. Ela contém praticamente apenas gordura

22- Evite atum e sardinha conservados em óleo. Escolha as opções light

23- Miúdos e vísceras são ricos em gorduras saturadas. Evite o consumo desses alimentos

24-Retire a gordura visível das carnes. Inclusive a da picanha

24- Evite alimentos fritos. Prefira grelhados ou cozidos

26- Embutidos (mortadela, presunto, salame) devem ser evitados

27- Enlatados são ricos em sódio por isso, prefira os alimentos naturais

28- Manteiga, creme de leite, chantilly, massa podre são ricos em calorias e colesterol. Evite-os

29- Evite queijos amarelos (mussarela, provolone, prato, parmesão). Prefira queijos brancos como o de minas, frescal, ricota e cottage

30- Evite as preparações gratinadas

31- Dê preferência aos alimentos desnatados como leite e iogurtes. Se não gosta do leite desnatado, consuma o semi-desnatado

32- Evite chocolates, inclusive o diet

33- Coma alimentos ricos em fibras como legumes, verduras e frutas

34- Coma maçã, pera, uva com a casca

35- Se for comer pizza, escolha as menos calóricas como de escarola, rúcula, mussarela. E não exagere!

36- Evite o tomate seco. Por ser conservado em óleo, é um alimento muito calórico

37- Bebidas alcoólicas são calóricas. Se não puder evitá-las, consuma apenas em ocasiões especiais. Mas sem exageros

38- Uma taça de vinho diariamente faz bem para a saúde. Mas de nada adiantará se você não tem o uma boa alimentação e não pratica exercícios físicos

39- Evite petiscos como amendoim, batata frita, castanha de caju, carne seca ou salgadinhos

40- Evite os fast-food. São alimentos ricos em gorduras

41- Não vai resistir? Então coma um cheeseburger, refrigerante diet e batata frita pequena. Dispense a sobremesa

42- Vá com calma em restaurantes por quilo. Olhe todas as opções antes de escolher o que comer

43- Para a sobremesa, prefira frutas da época

44- Evite sorvetes de massa. Picolé de fruta é uma melhor opção

45- Na sorveteria, escolha sorvetes de frutas. Evite coberturas e chantilly

46- Nunca vá ao supermercado com fome. Vá sempre após uma refeição. Isso ajudará você a evitar comprar “bobagens”

47- Não compre alimentos que devem ser evitados

48- Compare os rótulos dos alimentos e verifique se os light e diet são menos calóricos. Nem sempre isso é verdade

49- Deixe na geladeira legumes picados (cenoura, pepino, salsão) e gelatinas diet para enganar a fome fora de hora

50- Faça exercícios regularmente. Se não puder ir a uma academia, caminhe pelo menos 3 vezes por semana por 40 minutos.

São dicas simples, mas que se forem colocadas em prática vão mudar seu corpo e sua saúde!

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