Benefícios da Chia: saiba tudo sobre esse super alimento

Os benefícios da chia para o organismo são muitos. Ela ajuda a emagrecer? Melhora a saúde? Depois de ler esse artigo você vai entender porque ela é considerada um “super alimento”!

Quando se fala em alimentos naturais ou então super alimentos (alimentos com muitos benefícios para a saúde), a Chia é um dos “queridinhos”. E sua popularidade e sucesso não são à toa afinal ela possui grandes quantidades de ômega 3, fibras e uma boa dose de proteínas. E por isso, os benefícios da chia para a nossa saúde são inúmeros.

A semente de chia é bem prática de se consumir pois ela não precisa ser triturada como algumas sementes. Outra vantagem: seu sabor neutro não afeta o sabor dos outros alimentos.

Benefícios da Semente de Chia para a saúde

A chia possui calina, leucina, lisina, metionina e outros aminoácidos essenciais para a formação de uma proteína de boa qualidade. Mas o que mais se destaca nela é a concentração de glutamina, aminoácido que ajuda a aumentar a resposta muscular após o exercício. Outro ponto positivo da inclusão da chia na sua dieta: ela é rica em ácido alfa linolênico, uma gordura com ação anti-inflamatória que deixa as células menos propensas a estocar gorduras não saudáveis.

Ela ainda é rica em fibras, o que causa um efeito maior de saciedade, diminuindo a fome fora de hora. Essas fibras são solúveis e revestem a semente da chia. Em contato com água ou líquido de outros alimentos, essa camada de fibras se torna uma espécie de gel, aumentando o tamanho da semente consideravelmente, ocupando boa parte do estômago. O esvaziamento gástrico também fica mais lento, fazendo com que a fome demore a aparecer.

Mas é muito importante que ao consumir-la você beba muita água durante o dia. Como ela possui muita fibra, a falta de líquido pode provocar alguns efeitos como por exemplo prisão de ventre.

Semente de Chia Emagrece

E para quem quer emagrecer, saiba que a chia ajuda sim a perder peso, principalmente pela alta quantidade de fibras. Elas proporcionam saciedade, ajudam a manter o bom funcionamento do intestino e a desintoxicar o organismo.

Além de ser considerado um dos alimentos que ajudam a perder peso, o consumo da chia garante diversos benefícios para a saúde:

  • Ajuda a emagrecer
  • Melhora a digestão e o funcionamento do intestino
  • Combate a Diabetes
  • Fortalece os dentes e ossos
  • Diminui o colesterol ruim
  • Reduz o risco de doenças cardiovasculares
  • Melhora a aparência da pele e cabelos
  • Evita o envelhecimento precoce das células
  • Melhora a memória e concentração

Vale destacar também que a semente também é uma grande fonte de proteínas. É indicada para diabéticos, hipertensos, vegetarianos e todos os praticantes de atividades física. Devido a alta concentração de cálcio e magnésio, a chia ainda ajuda a combater a osteoporose em idosos e contribui na formação da massa óssea.

Como consumir

Uma boa forma de consumir é em vitaminas, iogurtes e saladas. A quantidade diária recomendada é duas colheres de sopa. E para quem quer emagrecer, a dica é ingerir o grão uns 30 minutos antes das principais refeições diárias.

E então, com todos esse benefícios da chia para a nossa saúde, que tal incluí-la em sua alimentação? Como já foi dito, ela é bem prática de se consumir. Uma boa dica de consumo é colocar uma colher de sobremesa de sementes em um copo de iogurte, cereal ou leite.

Teste: por que você não emagrece?

[Total: 1    Média: 5/5]
    1. Rhay Souza 12 de setembro de 2016

    Deixe seu comentário