Beber muita água emagrece? Verdades e mitos

Beber água antes das refeições emagrece? Melhora a aparência? Água com gás engorda? Confira algumas verdades e mentiras sobre o consumo de água.

Não há como negar que o líquido é essencial para a vida.  Muito se fala sobre os benefícios do consumo de água para a saúde e também para quem quer emagrecer e deixar a pele com boa aparência. Mas será que tudo que se diz é verdade?

É muito importante beber pelo menos 2 litros diariamente para que nosso organismo esteja sempre funcionando bem. Mas além da necessidade, há mesmo benefícios para a saúde, corpo e aparência no consumo da água?

Água emagrece? Confira algumas verdades e mitos

Tomar água em jejum emagrece

MitoIsso só acontece se a água estiver substituindo as calorias do café da manhã, mas vai depender do que a pessoa ingerir no restante do dia também.

Água gelada queima calorias e ajuda a emagrecer

Mito. A temperatura do líquido não tem nada a ver com o balanço energético do corpo.

Beber água durante a refeição atrapalha a digestão?

Depende. Isso vai depender da quantidade ingerida durante a refeição. Beber mais ou menos 300 ml de água junto à refeição pode não prejudicar a absorção dos nutrientes, mas se essa quantidade for exagerada (por exemplo, mais que um litro) são grandes as chances de prejudicar a digestão e consequentemente a absorção dos nutrientes.

Beber água faz bem para a pele?

Verdade. A hidratação da pele depende da hidratação do corpo. E a melhor forma de manter o corpo hidratado é bebendo diariamente a quantidade adequada (ao menos 2 litros).

Água com gás engorda e causa celulite como o refrigerante?

Mito. É o açúcar do refrigerante que aumentas as calorias e não o gás. A água mineral não contém açúcar, nem mesmo a com gás.

É preciso beber água mesmo sem sede?

Verdade. É importante manter a hidratação do nosso corpo evitando ficar longos períodos sem beber o líquido.

Beber muita água é bom?

Mito. O excesso de água (acima da recomendação de 2 a 2,5 litros por dia) não é recomendado pois isso faz com que o sódio do organismo seja diluído, trazendo possíveis riscos para a saúde.

Água mineral estraga?

Verdade. As embalagens de água contém oxigênio e água, o suficiente para a reprodução de bactérias. É por isso que as embalagens e recipientes vêm com prazo de validade.

O sódio contido na água mineral é um risco para os hipertensos?

Mito. O líquido possui baixíssimo teor de sódio, o que não se torna um risco para os hipertensos.

Beber dois copos de água antes da refeição ajuda a emagrecer

Beber dois copos de água antes da refeição ajuda a emagrecer

Uma pesquisa recente mostra que ingerir pelo menos dois copos de água antes de se alimentar pode ajudar a perder peso.

Chegou-se a essa conclusão após testes feitos na Universidade Técnica de Virgínia. Pessoas obesas, com idade entre 55 e 75 anos foram divididas em dois grupos. Um grupo foi instruído a beber dois copos de água antes de cada uma das três refeições diárias e o outro não. Após 12 semanas, as pessoas que beberam água antes das refeições perderam 44% mais massa corporal do que as outras. Seria mais ou menos o equivalente a perder cinco quilos em 3 meses.

O motivo do emagrecimento dessas pessoas é que essa quantidade de água ingerida antes das refeições pode fazer com que se sintam saciadas e assim consumam menos calorias logo em seguida. E esse efeito é sentido principalmente nas pessoas mais velhas já que o trato gastrointestinal demora mais para se esvaziar a medida que envelhecemos.

Água para Emagrecer

Conclusão: a ingestão de boa quantidade de água antes das refeições pode sim auxiliar a emagrecer. O consumo de água faz o corpo produzir mais calor, acelera o metabolismo e consequentemente queima mais calorias. Sem contar que após beber essa quantidade de água, a probabilidade de sentir vontade de beber outros líquidos calóricos como refrigerantes é menor. E todos sabem que o refrigerante é um dois maiores vilões na tentativa de emagrecer.

 → COMPROVADO: Remédio 100% natural que emagrece e seca a barriga! Veja:

[Total: 1    Média: 5/5]