Alongamento antes ou depois do exercício?

1

Algumas pessoas que praticam atividades físicas costumam fazer o alongamento antes do exercício, enquanto que outras não tem esse hábito. Mas afinal, qual é o certo?

A discussão entre profissionais do ramo é grande. Alguns defendem que alongar antes da musculação faz com que o rendimento ao malhar caia. Já outros garantem que o alongamento antes aumenta a flexibilidade, reduz as tensões musculares e previne lesões.

Alguns estudos afirmaram que o alongamento antes do exercício prejudica o desempenho das atividades seguintes. Mas é preciso interpretar esses estudos afinal, eles foram baseados em grupos musculares tentando a performance máxima no alongamento para depois partir para a musculação.

O alongamento é uma atividade física e para deixar a musculatura devidamente aquecida, é importante alongar por pelo menos 20 segundos cada grupo de músculos. Como qualquer outra atividade física, é importante obter uma avaliação médica e fisioterapêutica para sua prática. Isso vai indicar as medidas angulares da articulação, verificar se há algum tipo de encurtamento e descobrir o limite do corpo para essa atividade. A avaliação é importante também para verificar se há alguma desproporção no aluno. Assim, o professor consegue montar o treino mais apropriado, alongando a musculatura até que fique normal.

Alongamento sem dor

É normal sentir um desconforto durante o alongamento. Mas esse incômodo passa conforme o músculo vai cedendo. No entanto, não é normal sentir dores depois de se alongar. Isso pode ser um sinal de que a pessoa excedeu o limite dos músculos.

Há quem diga que o alongamento só vale se você sentir dor. Isso não é verdade. O exercício deve ser prazeroso e é preciso trabalhar lentamente a musculatura.

Aquecimento

Para aqueles que não gostam de se alongar antes da malhação, podem optar pelo aquecimento. Na realidade é ele que previne lesões e deixa a musculatura e articulações aptas para o exercício. Muitos usam o alongamento como aquecimento para o treino, mas há outras maneiras.

Para os corredores, por exemplo, um bom aquecimento é um trote de 10 minutos antes de iniciar a corrida. Já quem faz musculação pode aquecer no próprio aparelho. Basta colocar uma carga menor e fazer uma série de 20 repetições. Assim o músculo a ser trabalhado ficará aquecido, aumentando sua amplitude articular.

O “desaquecimento” também é muito importante. Se está correndo e já vai finalizar a atividade, vá desacelerando nos metros finais até parar. O organismo estava suportando uma carga e se ela diminui abruptamente isso pode machucar.

>> Dieta “secreta” que emagrece 10 kg <<

Veja como PESSOAS COMUNS estão emagrecendo até 10 kg (e diminuindo até 11 cm de barriga) seguindo uma dieta “secreta” elaborada por um famoso naturopata brasileiro.

Assista a este vídeo rápido, enquanto ele ainda está no ar:

Código Emagrecer de Vez: assista e veja como funciona!

OdieiRazoávelBomMuito bomExcelente (Nenhum voto)
Loading...
Compartilhe:

1 comentário

Deixe um comentário