7 alimentos que ajudam a emagrecer e 7 que atrapalham

Listamos nesse artigo 7 alimentos que atrapalham o seu emagrecimento, e outros 7 que comprovadamente te ajudam a perder peso!

Alimentar-se a cada três horas é essencial para quem quer um emagrecer de forma saudável. Isso garante o bom funcionamento do metabolismo e ajuda a evitar exageros. Mas se ainda assim aparece a fome e aquela vontade de comer alguma coisa, é sinal de que você deve comer mais alimentos que causem a sensação de saciedade sem atrapalhar a dieta.

Se abrirmos a geladeira, vamos encontrar vários alimentos que ajudam a emagrecer, que nem nos damos conta de que são poderosos aliados de quem quer perder peso. E vamos encontrar também aqueles que achamos que ajudam, mas na verdade vão atrapalhar o processo de emagrecimento.

Granola pode não ajudar a emagrecer

Granola: um exemplo de um alimento que na verdade pode atrapalhar seu emagrecimento.

Para te ajudar a identificá-los, fizemos as duas listas a seguir:

7 alimentos que emagrecem de verdade

Ovo

Dentre os alimentos que auxiliam o emagrecimento e aumentar a saciedade, o ovo merece destaque. Ele é rico em proteína, nutriente que demora mais para ser metabolizado pelo organismo. Uma boa opção de lanche rápido é o pão integral com ovo, uma combinação que vai te deixar satisfeita. Apenas evite incluir outra fonte de proteína (como a carne).

Frutas

São ricas em fibras, o que retarda a digestão. Elas possuem uma enzima que inibe o metabolismo do carboidrato e com isso aumentam a sensação de saciedade. A banana nanica é uma ótima escolha para um lanche ou mesmo no café da manhã, pois impede abusos na refeição seguinte.

Oleaginosas

Fazem parte desse grupo as castanha, nozes e avelãs. Elas são conhecidas por possuírem uma boa dose de gorduras mono e poli-insaturadas, as famosas “gorduras do bem”. Como elas são digeridas de forma mais lenta, ajudam a prolongar a sensação de saciedade. Uma dica é comer 3 unidades meia hora antes do almoço ou jantar.

Leite desnatado

Livre de gordura e rico em proteína, o leite desnatado pode ser batido com frutas ou misturado a sucos. Você pode consumi-lo à noite, algumas horas após o jantar para evitar a fome fora de hora.

Queijo

Considerado uma grande fonte de proteína, ele também ajuda a barrar a fome fora de hora. Os queijos brancos possuem menos gordura que os amarelos. Assim como o leite desnatado, algumas horas após o jantar é uma boa hora para comer um pedaço de queijo.

Vegetais folhosos

Ricos em fibras, eles se misturam a outros alimentos dentro do estômago, proporcionando saciedade. Com isso, ajudam a reduzir a fome até a próxima refeição. Rúcula, alface, repolho, couve, espinafre e agrião são bons representantes desse grupo.

Grãos e cereais integrais

Alimentos integrais também ajudam a manter a sensação de saciedade por mais tempo. Isso devido a grande quantidade de fibras que possuem. Aveia, arroz integral, trigo e centeio são boas opções. Quanto aos grãos, também ricos em fibras, alguns ainda são boas fontes de proteína como o feijão, lentilha e a soja. Também contribuem para desacelerar a digestão.

7 alimentos que atrapalham

Por que eu não consigo emagrecer?

Alguns alimentos podem parecer saudáveis, mas na verdade são verdadeiras “bombas calóricas”e consumi-los com frequência pode sabotar sua dieta e dificultar o emagrecimento.

Chocolate Diet

Ele é indicado para quem possui restrições quanto ao consumo de açúcar, já que ele não possui esse ingrediente. Mas o chocolate diet é mais calórico que o comum pois ele possui maior quantidade de gordura em sua composição. Portanto se você não tem esse tipo de restrição, prefira o chocolate tradicional. Ou melhor ainda: o chocolate amargo, que contém menos calorias e maior concentração de cacau.

Refrigerante Zero

Não é só porque ele tem zero calorias que o seu consumo pode ser liberado. Analisando sua composição nutricional, ele possui maior quantidade de sódio. Se consumido em grandes quantidades, o sódio faz você reter líquidos, prejudicando o emagrecimento.

Granola

É normal associarmos alimentos saudáveis como sendo alimentos de poucas calorias. Um alimento pode ser saudável e ainda sim conter muitas calorias. É o caso da granola. Ela é indicada para quem está dieta e também como parte de uma alimentação saudável. Mas por conter muitas calorias (cerca de 300 em uma xícara) seu consumo deve ser feito com moderação.

Café

Muitas pessoas tomam vários cafezinhos ao longo do dia. Se o café for adoçado com açúcar, vai ser mais difícil emagrecer. Tente reduzir o consumo e evitar colocar açúcar no café.

Frutas

Elas possuem muitos benefícios e são recomendadas em praticamente todas as dietas. Apesar de algumas possuírem poucas calorias, evite exagerar.

Sopa pronta

Sabe aquela sopa pronta de saquinho, que garante ter poucas calorias? Elas até pode ter poucas calorias, mas o sódio também está presente nelas. E em alta quantidade. Confira na embalagem do produto: se a sopa tiver mais que 400 g de sódio em 100 g de produto, já é considerada uma quantidade muito alta de sódio.

Salada

Muitas pessoas, pensando em comer menos alimentos calóricos, acabam substituindo uma refeição por um prato de salada. E isso pode não ser uma boa ideia. Uma salada com folhas variadas, pouco tempero, atum, frango realmente se torna leve e pouco calórica. O problema é acrescentar ingredientes como maionese, batata palha, croutons, queijos amarelos e molhos prontos e ela acabar ficando com mais calorias do que uma refeição com arroz, feijão e carne.

 → COMPROVADO: Remédio 100% natural que emagrece e seca a barriga! Veja:

[Total: 1    Média: 5/5]