Abdominoplastia: tudo sobre a cirurgia plástica da barriga

Considerada a “plástica da barriga” ela é procurada por muitas pessoas que querem se ver livres da gordura abdominal. Saiba tudo sobre a abdominoplastia.

Ela possibilita não apenas a remoção do excesso de gordura abdominal mas também do excesso de pele, estrias e recuperação da firmeza dos músculos abdominais. O objetivo da abdominoplastia é deixar a barriga lisa e tonificada.

Apesar de parecer uma solução para se livrar da gordura abdominal, a prática não deve ser considerada como um tratamento para obesidade e muito menos uma alternativa para substituir a prática de atividades físicas e alimentação saudável. A melhor forma de se perder peso, manter a forma e se livrar dos pneuzinhos sempre será a alimentação saudável e exercícios físicos.

Os candidatos à abdominoplastia, sejam homens ou mulheres, geralmente precisam estar em forma e saudáveis para se submeter ao procedimento. Em geral ela é muito requisitada por mulheres que já tiveram várias gestações, pessoas que geneticamente possuem grande acúmulo de gordura sobre a barriga e também quem perdeu muito peso e ficou com excesso de pele sobre o abdômen.

Como é feita a abdominoplastia?

Em geral é utilizada a anestesia peridual ou raqui. Já para os casos de remoção de grandes quantidades de tecido e mesmo associação de outros procedimentos como a lipoaspiração, a anestesia geral será utilizada.

Através de duas incisões feitas pelo cirurgião (que podem variar de tamanho de acordo com a necessidade) será removido o excesso de gordura. Os músculos abdominais serão suturados para que se tornem mais rígidos e a pele em excesso será esticada para baixo.

A duração da cirurgia pode variar de acordo com a necessidade, mas geralmente leva entre duas e cinco horas. Dificilmente o paciente fica internado por mais de um dia.

Ilustração mostra como são feitas as incisões (Foto: Divulgação).

Ilustração mostra como são feitas as incisões (Foto: Divulgação).

Já nos primeiros dias após a cirurgia, o paciente nota novos contornos no abdômen. O inchaço ainda estará presente, o que é normal. E após 8 meses a 1 ano ocorre o resultado definitivo da abdominoplastia, quando o abdômen estará totalmente cicatrizado.

Antes da cirurgia

Após algumas consultas, o cirurgião plástico vai avaliar o abdômen do paciente e verificar os locais onde será necessário remover gordura e a flacidez. Todos os cuidados pré-operação serão orientados pelo médico, visando preparar o paciente para que a cirurgia ocorra sem nenhum problema.

Depois da cirurgia

Após a cirurgia, drenos de aspiração são colocados no abdômen, evitando o acúmulo de líquidos na região. Esses drenos são colocados na parte inferior da barriga e normalmente o paciente é liberado com os drenos, já que não incomodam e são de fácil manuseio.

Os drenos deverão ser retirados após o período estipulado pelo cirurgião e as incisões poderão ser fechadas completamente.

Já nos primeiros dias após a cirurgia, o paciente nota novos contornos no abdômen. O inchaço ainda estará presente, o que é normal. E após 8 meses a 1 ano ocorre o resultado definitivo da abdominoplastia, quando o abdômen estará totalmente cicatrizado.

Tratamento após a cirurgia

Após todos os procedimentos, o tratamento continua em casa. É muito importante seguir todas as orientações e cuidados pós-operatórios para que o resultado não seja comprometido.

Durante mais ou menos um mês, o paciente obrigatoriamente deverá usar malha compressora (ou cinta pós-cirúrgica). Também é importantíssimo evitar esforço físico e subir escadas.

E antes da liberação do médico, o paciente não poderá dirigir, expor-se ao sol e nem usar roupas apertadas (calças jeans, roupas íntimas, etc). Aos poucos a rotina do paciente voltará ao normal, conforme a melhora verificada pelo médico.

Remédios poderão ser indicados pelo cirurgião apenas se o paciente se queixar de dores. Normalmente há a ocorrência de incômodos logo nos primeiros dias, que vão desaparecendo aos pouco.

Abdominoplastia: antes e depois

Abdominoplastia: antes e depois de mulheres que fizeram (Foto: Divulgação).

E quando a abdominoplastia não é recomendada?

O procedimento não é recomendado para mulheres que pretendem engravidar um dia. E em pessoas que tem cirurgias na barriga (mesmo cesárea) a eficácia da abdominoplastia pode não ser a ideal.

É claro que cada caso deve ser analisado individualmente pelo cirurgião. Pessoas que já realizaram cirurgias e mesmo fumantes também necessitam de avaliação para serem considerados aptos a realizar a cirurgia no abdômen.

Como qualquer cirurgia plástica, nessa também há riscos. O maior risco de complicação é o de retalho abdominal, comprometendo o resultado final pois pode ocorrer necrose do tecido. E esse risco é bem maior para os fumantes. Além disso, há o risco de complicações comuns em qualquer cirurgia como infecções, sangramentos e trombose.

Abdominoplastia: preço

O preço da abdominoplastia pode variar entre 5 e 15 mil reais. O valor pode depender do local onde é feito, do especialista e da necessidade de se realizar outros procedimentos cirúrgicos na mesma intervenção, como a lipoaspiração. E além disso, o valor não é o mesmo para todos os pacientes. Cabe ao cirurgião avaliar o perfil e o estado do paciente para então estipular o valor.

O mais importante para quem quer fazer a cirurgia é não se guiar pelo preço e sim pela especialidade do cirurgião, qualidade da clínica e procurar por boas referências. Converse com pessoas que fizeram acirurgia e tiveram bons resultados e com mais de um cirurgião. Tire todas as sua dúvidas para só então se decidir por esse caminho.

Abdominoplastia antes e depois: fotos de quem já fez a cirurgia

Na maioria dos casos, os resultados são muito satisfatórios. Confira a seguir algumas fotos de pessoas antes e depois da abdominoplastia:

Abdominoplastia antes e depois - foto 1Abdominoplastia antes e depois - foto 2Abdominoplastia antes e depois - foto 3

Abdominoplastia antes e depois - foto 4

Muitas mulheres optam por fazer tatuagens para disfarçar as cicatrizes.

Abdominoplastia antes e depois - foto 5

Tatuagem de borboleta para disfarçar a cicatriz da abdominoplastia.

Fotos: Divulgação

Teste: por que você não emagrece?

[Total: 1    Média: 5/5]
    1. Andreia Leite 22 de setembro de 2016

    Deixe seu comentário