10 alimentos que você deveria comer todos os dias

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Incluir em nossa dieta diária esses alimentos garante uma saúde de ferro, maior resistência e ainda uma boa forma

Como sempre defendemos, uma alimentação saudável e balanceada é a chave para se ter boa saúde, disposição, melhor aparência e manter a forma.

Evitando aqueles alimentos que fazem mal ao nosso corpo (refrigerantes, gorduras, doces em excesso, etc…) e consumindo regularmente alimentos ricos em fibras, vitaminas e minerais variados, tudo funciona bem no organismo. Com uma boa alimentação é possível melhorar a qualidade de vida e inclusive prevenir doenças.

Alguns alimentos, mais que outros, possuem maiores quantidades de fibras, vitaminas e minerais. O consumo regular desses alimentos só traz benefícios para a saúde e incluí-los na sua dieta garante o bom funcionamento do intestino, melhora na aparência, maior resistência a doenças e mais disposição. Ah, e ainda garantem alguns quilinhos a menos na balança! Listamos aqui 10 alimentos que devido à suas propriedades, deveriam ser consumidos todos os dias.

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10 alimentos que você deveria comer todos os dias

1- Aveia

Um dos primeiros alimentos a receber o título de funcional, a aveia possui uma fibra chamada betaglucana, que após fermentar no intestino grosso, é responsável por moléculas que atuam no combate a micro-organismos nocivos a saúde. Também é rica em zinco e silício, substâncias que ajudam no aumento da imunidade do corpo, na formação de espermatozoides saudáveis e na produção de colágeno. O ideal é consumir 3 colheres de sopa de aveia em flocos ao longo do dia.

2- Iogurte

Fonte de bactérias benéficas à saúde, o consumo diário de iogurte melhora o funcionamento do intestino e ainda contribui para a saúde óssea e para uma pele mais firme, graças à sua grande quantidade de proteína e cálcio.

3- Soja

O consumo da soja reduz o LDL (colesterol ruim) e aumenta o HDL (colesterol bom), se tornando um aliado na prevenção de doenças do coração. A dica é consumir 60g de grãos de soja ou da farinha todos os dias.

4- Alho

O alho possui as substâncias alicina, enxofre e sulfato dialil, que agem no organismo reduzindo os riscos da ocorrência de tumores, além de além de prevenir problemas cardiovasculares e controlar a pressão arterial. Consuma um dente de alho cru em temperos ou saladas todos os dias.

5- Cenoura

A cenoura possui betacaroteno, um elemento que se transforma em vitamina A no organismo. É um alimento que possui água em sua maior parte e ajuda o fígado a limpar as toxinas do corpo, prevenir doenças relacionadas aos olhos e a estimular o sistema imunológico. Os betacarotenos ajudam ainda a melhorar a cor e aparência da pele.

6- Feijão

O grão é rico em proteína, fibras e minerais como o ferro, que afasta a anemia. Mesmo quem está seguindo alguma dieta não deve deixar o feijão de lado pois seu consumo aumenta a saciedade e ainda a preservar a massa magra

7- Tomate

O tomate é rico em licopeno, antioxidante importante na prevenção da degeneração celular e de alguns tipos de câncer. A sua concentração é maior ainda no molho de tomate.

8- Leite fermentado ou iogurte com lactobacilos

Esses alimentos possuem bactérias benéficas vivas e com isso promovem o equilíbrio da flora intestinal, além de melhorar o sistema imunológico.

9- Castanha-do-Pará

A castanha do Pará é rica em selênio, um mineral que atua como forte antioxidante e também melhora a saúde da tireóide. Também é rica em vitamina E, cálcio e magnésio, e seu consumo também é indicado  para prevenir doenças ósseas, articulares e musculares. O ideal é consumir no máximo 3 unidades por dia.

10- Vegetais verde-escuros

O consumo de vegetais verde-escuros como o agrião, espinafre, couve e brócolis é ótimo para a saúde dos olhos. Além disso, por serem ricos em antioxidantes e magnésio, auxiliam na redução dos níveis de glicose no sangue. Consuma esses vegetais diariamente, em saladas, refogados ou cozidos.

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