Alimentação saudável: dicas para gestantes

0

Especialmente na gravidez, os cuidados com a alimentação devem ser maiores.

Por muito tempo dizia-se que a mulher grávida deveria comer por dois, e alguns alimentos eram recomendados popularmente para as gestantes. Para aumentar a quantidade de leite, por exemplo, recomendava-se a ingestão de cerveja preta. Hoje em dia sabemos que tais afirmações são mitos e não devem ser seguidas.

Para ter uma gestação saudável, seja ela natural ou realizada após um tratamento de fertilidade, a mulher deve buscar uma alimentação variada e orientação profissional. Comer bem não significa comer muito, mas sim variar os tipos de alimentos consumidos e quando necessário fazer complementações.

Dicas de alimentação

Para garantir que o bebê receberá todos nutrientes necessários enquanto ainda está no útero e também garantir a saúde da mamãe e que ela não ganhará mais peso do que deveria nos 9 meses, a alimentação dela deve ser balanceada e nutritiva.

Além de manter a saúde da mamãe e do bebê, mudar a alimentação também pode ajudar a aliviar alguns sintomas um pouco desagradáveis da gravidez como enjoos e azia. Confira algumas dicas caseiras para esses sintomas:

  • Coma bolacha água e sal antes de levantar. Sair da cama com o estômago vazio pode piorar o enjoo;
  • Coma pouco e de 2 em 2 horas;
  • Tente não deitar logo após comer;
  • Evite alimentos gordurosos;
  • Hidratação é essencial;
  • Anote o que te deixa enjoada e evite tais alimentos.

Não existe uma fórmula mágica sobre o que comer ou não. Cada organismo responde de uma forma e apenas um médico ou nutricionista pode indicar a dieta adequada que deve ser seguida pela futura mamãe. No entanto, algumas dicas podem ajudar.

A mulher sente mais fome durante a gestação, mas não deve aumentar exageradamente o consumo de alimentos. Além disso é importante manter-se hidratada e ingerir ao menos 2 litros de água por dia.

Cuidando da alimentação, praticando exercícios físicos adequados e mantenho hábitos de vida saudáveis a chance de passar pelo período gestacional sem problemas de saúde e sem afetar o desenvolvimento do bebê.

Compartilhe:
Dê sua nota:
PéssimaFracaBoaÓtimaExcelente (Nenhum voto)
Loading...

Deixe um comentário