Como ter uma alimentação saudável

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50 dicas de como ter uma alimentação saudável!

De que adianta fazer loucuras para emagrecer, se com isso estaremos comprometendo a nossa saúde? Manter uma alimentação saudável é a base não só para emagrecer como também para manter tudo funcionando direitinho no organismo.

Uma boa alimentação reflete na saúde, boa forma e até mesmo na aparência! E se você pensa em emagrecer, saiba que se seguir uma alimentação saudável e balanceada, não vai precisar seguir nenhum tipo de dieta restritiva.

E então, que tal começar a ter hábitos saudáveis na hora de comer? Confira nossas dicas de alimentação:

Como ter uma alimentação saudável

1- Evite as dietas milagrosas que prometem emagrecer rápido em pouco tempo

2- Não faça uma alimentação baseada em um único tipo de alimento

3- Mesmo tendo exagerado nos dias anteriores, faça, pelo menos, 5 refeições por dia

4- Não “belisque” entre as refeições

5- Evite bolachas recheadas e salgadinhos (snacks)

6- Em sua mesa de trabalho, deixe sempre barrinhas de cereais e bolachas integrais para os momentos de fome fora de hora

7- Não precisa passar vontade de comer seu doce favorito. Mas coma apenas um pedaço ou unidade. Não precisa comer a caixa de bombom toda

8- Antes da refeição, coma um prato caprichado de salada

9- Não tempere saladas com óleos. Use vinagre ou limão

10- Não repita a refeição

11- Evite beber refrigerantes, mesmo os light ou diet

12- Evite beber água com gás. Elas dilatam o estômago dando uma falsa sensação de saciedade

13- Prefira sempre sucos naturais

14- Utilize adoçante nos sucos e no cafezinho

15- Gosta de café? Mas não exagere. Beba, no máximo, 4 xícaras pequenas de café por dia

16- Beba bastante água durante o dia

17- Leve com você sempre uma barrinha de cereais. Se a fome aparecer durante o dia, ela vai te salvar e evitar que você vá atrás de um cachorro-quente por exemplo

18- Coma legumes todos os dias

19- Coma pelo menos 2 frutas diariamente. Ameixa, melancia, melão, morango são as frutas menos calóricas

20- Consuma carnes menos calóricas como peixe, frango (peito), peru, patinho e contra filé

21- Retire a pele das aves. Ela contém praticamente apenas gordura

22- Evite atum e sardinha conservados em óleo. Escolha as opções light

23- Miúdos e vísceras são ricos em gorduras saturadas. Evite o consumo desses alimentos

24-Retire a gordura visível das carnes. Inclusive a da picanha

24- Evite alimentos fritos. Prefira grelhados ou cozidos

26- Embutidos (mortadela, presunto, salame) devem ser evitados

27- Enlatados são ricos em sódio por isso, prefira os alimentos naturais

28- Manteiga, creme de leite, chantilly, massa podre são ricos em calorias e colesterol. Evite-os

29- Evite queijos amarelos (mussarela, provolone, prato, parmesão). Prefira queijos brancos como o de minas, frescal, ricota e cottage

30- Evite as preparações gratinadas

31- Dê preferência aos alimentos desnatados como leite e iogurtes. Se não gosta do leite desnatado, consuma o semi-desnatado

32- Evite chocolates, inclusive o diet

33- Coma alimentos ricos em fibras como legumes, verduras e frutas

34- Coma maçã, pera, uva com a casca

35- Se for comer pizza, escolha as menos calóricas como de escarola, rúcula, mussarela. E não exagere!

36- Evite o tomate seco. Por ser conservado em óleo, é um alimento muito calórico

37- Bebidas alcoólicas são calóricas. Se não puder evitá-las, consuma apenas em ocasiões especiais. Mas sem exageros

38- Uma taça de vinho diariamente faz bem para a saúde. Mas de nada adiantará se você não tem o uma boa alimentação e não pratica exercícios físicos

39- Evite petiscos como amendoim, batata frita, castanha de caju, carne seca ou salgadinhos

40- Evite os fast-food. São alimentos ricos em gorduras

41- Não vai resistir? Então coma um cheeseburger, refrigerante diet e batata frita pequena. Dispense a sobremesa

42- Vá com calma em restaurantes por quilo. Olhe todas as opções antes de escolher o que comer

43- Para a sobremesa, prefira frutas da época

44- Evite sorvetes de massa. Picolé de fruta é uma melhor opção

45- Na sorveteria, escolha sorvetes de frutas. Evite coberturas e chantilly

46- Nunca vá ao supermercado com fome. Vá sempre após uma refeição. Isso ajudará você a evitar comprar “bobagens”

47- Não compre alimentos que devem ser evitados

48- Compare os rótulos dos alimentos e verifique se os light e diet são menos calóricos. Nem sempre isso é verdade

49- Deixe na geladeira legumes picados (cenoura, pepino, salsão) e gelatinas diet para enganar a fome fora de hora

50- Faça exercícios regularmente. Se não puder ir a uma academia, caminhe pelo menos 3 vezes por semana por 40 minutos.

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3 Comentários

  1. Nossa que artigo!

    Verdade, muitas vezes às pessoas querem fazer loucuras para emagrecer, sendo que o que de fato vai funcionar é manter uma alimentação saudável.

    Como vocês explicaram muito bem no artigo: é a base para não só emagrecer como também para manter funcionando o organismo direitinho do corpo.

    Com certeza esse artigo vai ajudar muitas pessoas.

    Atenciosamente,

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