Alongamento antes ou depois do exercício?

1

Algumas pessoas que praticam atividades físicas costumam fazer o alongamento antes do exercício, enquanto que outras não tem esse hábito. Mas afinal, qual é o certo?

A discussão entre profissionais do ramo é grande. Alguns defendem que alongar antes da musculação faz com que o rendimento ao malhar caia. Já outros garantem que o alongamento antes aumenta a flexibilidade, reduz as tensões musculares e previne lesões.

Alguns estudos afirmaram que o alongamento antes do exercício prejudica o desempenho das atividades seguintes. Mas é preciso interpretar esses estudos afinal, eles foram baseados em grupos musculares tentando a performance máxima no alongamento para depois partir para a musculação.

O alongamento é uma atividade física e para deixar a musculatura devidamente aquecida, é importante alongar por pelo menos 20 segundos cada grupo de músculos. Como qualquer outra atividade física, é importante obter uma avaliação médica e fisioterapêutica para sua prática. Isso vai indicar as medidas angulares da articulação, verificar se há algum tipo de encurtamento e descobrir o limite do corpo para essa atividade. A avaliação é importante também para verificar se há alguma desproporção no aluno. Assim, o professor consegue montar o treino mais apropriado, alongando a musculatura até que fique normal.

Alongamento sem dor

É normal sentir um desconforto durante o alongamento. Mas esse incômodo passa conforme o músculo vai cedendo. No entanto, não é normal sentir dores depois de se alongar. Isso pode ser um sinal de que a pessoa excedeu o limite dos músculos.

Há quem diga que o alongamento só vale se você sentir dor. Isso não é verdade. O exercício deve ser prazeroso e é preciso trabalhar lentamente a musculatura.

Aquecimento

Para aqueles que não gostam de se alongar antes da malhação, podem optar pelo aquecimento. Na realidade é ele que previne lesões e deixa a musculatura e articulações aptas para o exercício. Muitos usam o alongamento como aquecimento para o treino, mas há outras maneiras.

Para os corredores, por exemplo, um bom aquecimento é um trote de 10 minutos antes de iniciar a corrida. Já quem faz musculação pode aquecer no próprio aparelho. Basta colocar uma carga menor e fazer uma série de 20 repetições. Assim o músculo a ser trabalhado ficará aquecido, aumentando sua amplitude articular.

O “desaquecimento” também é muito importante. Se está correndo e já vai finalizar a atividade, vá desacelerando nos metros finais até parar. O organismo estava suportando uma carga e se ela diminui abruptamente isso pode machucar.

Dieta para emagrecer até 10kg em 21 dias! Clique aqui.
Dieta incrível para perder até 10kg em 21 dias. Clique aqui
Alongamento antes ou depois do exercício?
Dê sua nota
Compartilhe:

1 comentário

Deixe um comentário